Conheças as principais variáveis para o custo de frete!

variáveis para o custo de frete
3 minutos para ler

Aqui no Brasil, mais da metade das demandas com transporte são atendidas pelo modal rodoviário. Esse setor fatura bilhões de reais e movimenta dois terços de todas as cargas do país. Portanto, isso já sinaliza que o custo de frete é uma despesa significativa nas operações logísticas, a qual não deve ser deixada de lado ao efetuar-se os cálculos.

Não existe segredo! No transporte rodoviário, há diversos fatores que compõem a base de cálculo. Para definir o custo de frete, por exemplo, é necessária a inclusão de alguns itens que impactam no preço final. Estamos nos referindo às principais variáveis para o custo de frete. Quer saber quais são elas? É só prosseguir a leitura deste post e conferir cada detalhe!

As determinantes no custo de frete

Vale a pena ter um conhecimento acerca dos fatores que influenciam o custo do frete. Entender quais são as variáveis é um ponto relevante, porquanto contribui para a formação de um preço mais competitivo e justo para quem for contratar os seus serviços.

Com o intuito de facilitar essa dura missão, listamos as 5 variáveis mais importantes que precisam estar inclusas no custo de frete. Acompanhe:

1. Gastos com combustível

O custo com óleo diesel representa 60% do valor do frete, considerando o aumento do preço do combustível, que está um absurdo de caro. Diante dessa situação, a única alternativa para economizar é adotar boas práticas, como garantir a manutenção do veículo e a condução responsável nas estradas.

2. Pedágios

Ao elaborar o planejamento da rota, é oportuno identificar se ao longo do percurso existem pedágios. Se houver, o preço deverá variar conforme o trajeto de cada remessa. No entanto, quando a carga for fragmentada, será possível a divisão do custo entre os produtos disponíveis. 

3. Manutenções básicas

É sempre bom analisar o estado do veículo. Realizar o balanceamento e o alinhamento bem como adquirir novas peças e itens fazem parte de uma manutenção básica, o que gera custos à transportadora. Mais um detalhe com relação aos pneus é que eles devem estar calibrados e passar por recapagem, além de outros cuidados, para preservar a segurança do caminhoneiro.

4. Taxa de despacho

A taxa de despacho é cobrada com base em um valor fixo, acrescido de um percentual definido pela prestadora de serviço. Cabe ressaltar que o montante recolhido é utilizado para ressarcir os encargos envolvidos nas operações de envio, coleta e entrega de produtos.

5. Custo de coleta e entrega

Esse custo é associado ao destino, à origem e à distância, ou seja, ele serve para abater as despesas com deslocamento e demais ônus verificados nos centros de distribuição. Logo, quanto maior for a quilometragem rodada, maior será o custo. Simples assim!

Efetuar os cálculos do custo de frete não é uma tarefa tão trivial, pois requer um conhecimento profundo sobre as principais variáveis que compõem o preço. A fim de auxiliar nessa etapa, o módulo de Cálculo de Frete Intelipost é uma incrível solução que dispõe de ofertas de frete em tempo real para todos os seus clientes.

Gostou do post? Deseja ter acesso a conteúdos variados e ficar por dentro dos assuntos centrais de logística? Então, basta assinar nossa newsletter agora mesmo e receber todas as novidades diretamente em seu e-mail!

Vale a pena fazer outsourcing de gestão logística?
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-