Conheça 7 vantagens do drawback integrado!
O drawback integrado é um dos regimes aduaneiros especiais mais utilizados nas operações de comércio internacional, sendo de grande relevância para as empresas que trabalham com o mercado exterior. Além disso, diminui custos e promove maior qualidade nas exportações do Brasil.
A fim de entendermos melhor, é preciso destacar que ele permite a suspensão e/ou a isenção de tributos incidentes tanto em matérias-primas importadas quanto naquelas vindas do mercado interno e usadas para a produção de materiais que vão ser exportados. Ou seja, a grande diferença do drawback comum para o integrado é que o último não se limita apenas aos importados, de forma que também tem suas vantagens aplicadas aos insumos adquiridos no mercado nacional.
Quando você ficar inteirado dos principais benefícios e souber a verdadeira importância do drawback integrado, sua empresa poderá ter uma grande economia nos gastos de produtos exportados. Pensando nisso, neste artigo vamos elencar as 7 principais vantagens do drawback integrado de uma maneira simples e descomplicada, mostrando toda a sua relevância no regime aduaneiro.
1. Redução de custos tributários
É verdade que todas as empresas buscam diminuir ou evitar altos gastos com os impostos nacionais, e esse é o caso dessa primeira vantagem listada. Os custos em relação aos principais tributos do mercado tradicional são bem menores graças a esse regime aduaneiro. Assim, quanto menos gastos com impostos o negócio tiver, mais lucros serão obtidos. Podemos citar como exemplos a isenção e/ou suspensão de:
- Imposto de Importação (II);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- contribuição para o PIS/PASEP;
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Adicional ao Frete de Renovação da Marinha Mercante (AFRMM);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
Dependendo da modalidade de drawback, sua firma vai ser inserida nos termos da lei e alguns desses gastos vão ser desobrigados de pagamento.
2. Diminuição dos custos de produção
Além de auxiliar na redução das despesas tributárias, o drawback interfere beneficamente na economia da produção de insumos. Isso significa que, com a isenção de impostos desse regime, a empresa vai ter menos despesas com o material, de forma que seu lucro será maior. Diante disso, podemos destacar que você consegue possibilidades de escolha mais qualificada em relação aos fornecedores, tendo alternativas de preços justos.
3. Aumento da margem de lucro
Uma das mais importantes vantagens do drawback integrado está, logicamente, nos lucros da sua companhia. Com as isenções de impostos e a redução de outros gastos que são relevantes na folha de contabilidade da organização, as vendas aumentarão bastante e a empresa vai ganhar mais.
4. Aumento da competitividade
Sabendo de todos os benefícios que englobam o drawback integrado, temos que destacar também que esse regime aduaneiro ajuda muito o comércio a crescer. Ou seja, gera um grande aumento na demanda e, consequentemente, uma concorrência bem maior. Isso torna o mercado brasileiro mais competitivo no cenário exterior. Vale frisar que empresas que optaram pelo simples nacional, sejam microempresas ou de pequeno porte, não podem aproveitar as vantagens desse regime.
5. Ampliação das vendas
O fato é que o drawback integrado garante um aumento significativo nas vendas, em decorrência de todos os benefícios já citados neste artigo. Com a isenção de alguns custos tributários, a empresa vai ter mais liberdade para importar ou exportar os produtos. Como mencionado, a isenção dos impostos no drawback integrado não se resume aos importados, como também engloba os insumos obtidos no comércio local. Esse fator já consegue ter um efeito direto nas vendas.
6. Expansão e conquista de novos mercados
Podemos apontar que um dos principais motivos de o Governo Federal ter criado, em 2016, o decreto-lei drawback integrado é a oportunidade dada ao empreendedor de aumentar os lucros e a sua competitividade no ramo. Isso significa que esses fatores possibilitam a expansão da empresa no mercado mundial.
7. Estimular as exportações
A principal vantagem que podemos citar neste artigo é justamente um dos motivos da criação desse regime aduaneiro. Com a redução dos impostos e a maior facilidade de exportação, as empresas que trabalham com o mercado internacional vão aumentar seus lucros e melhorar a economia do país.
A importância do drawback integrado no cenário nacional é fiscal e financeiro, visto que, com todas essas vantagens mencionadas, as empresas exportam, vendem e aumentam seus ganhos, tornando-se competitivas. Todas podem se encaixar em uma das 3 principais modalidades:
- isenção;
- suspensão;
- restituição.
As duas principais modalidades (suspensão e isenção) são as mais utilizadas pelas empresas; já a de restituição é pouco explorada — estima-se que menos de 5% das organizações contem com esse regime. Sendo de total consentimento da Receita Federal, essa última categoria de drawback é aplicada quando a matéria-prima importada ou os produtos exportados são descontinuados por uma multinacional, por exemplo.
A importância de contar com uma empresa especializada em drawback integrado
Quando tratamos de assuntos relacionados a regimes aduaneiros e comércio exterior, é muito importante a empresa ter um suporte diferenciado por sua credibilidade e seu alto conhecimento em drawback integrado. Dessa forma, temos o objetivo primário de entregar o melhor serviço do mercado brasileiro e contar com pessoas capazes e especialistas no ramo. Assim, evita-se qualquer problema com as aduaneiras e a Receita Federal.
A Pibernat é uma empresa do mercado com mais de 30 anos de existência, sendo a única que conta com 11 unidades instaladas nos principais portos, aeroportos e fronteiras das regiões sudeste e sul do Brasil. Ao longo desses anos de experiência em soluções logísticas e de atuação no cenário nacional, temos centenas de clientes realmente satisfeitos graças ao serviço oferecido com a melhor qualidade do ramo. Isso sem falar da nossa equipe de máxima qualidade e muito bem treinada, que visa potencializar os benefícios do drawback integrado.
Como você conferiu neste conteúdo, são muitas as vantagens do drawback integrado para a gestão do seu negócio. Contar com uma empresa especializada nesse regime e bem-vista no mercado pode fazer a diferença.
Gostou do artigo? Que bom! Agora tudo que você precisa fazer é entrar em contato conosco e garantir um serviço de qualidade da nossa empresa.