Tendências do Comex para o novo ano 

3 minutos para ler

À medida que nos aproximamos do final de 2023, quais são as perspectivas para o comércio exterior no próximo ano? Algumas tendências pretendem moldar o cenário do comércio internacional em 2024, como inovações tecnológicas e a crescente demanda por sustentabilidade a fim de reduzir impactos ambientais. 

A capacidade de adaptação às mudanças constantes no cenário é fundamental. A busca contínua por eficiência operacional, aliada à integração de tecnologias emergentes, permite que as organizações se destaquem no mercado. 

Aqui, listamos algumas das tendências em destaque para os próximos anos. Continue a leitura! 

 
Digitalização  
A digitalização continua a ser uma tendência, com a expansão do comércio eletrônico para além de fronteiras. Isso possibilita que pequenas e médias empresas alcancem mercados globais. A integração de plataformas digitais, inteligência artificial e blockchain visa simplificar processos, reduzir os custos e aumentar a eficiência das transações internacionais. 

 
Sustentabilidade 

A?sustentabilidade?pode ser aplicada em diversas áreas, da produção à entrega dos produtos. A implementação de cadeias de suprimentos sustentáveis, a busca por certificações e o desenvolvimento de estratégias logísticas sustentáveis, como rotas de transporte e combustíveis mais limpos, se tornarão diferenciais competitivos. 

 
Tecnologia e Inovação 

Tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) basearão a otimização dos processos logísticos, além de criar novas oportunidades de negócios. 

No transporte de cargas, as possibilidades do uso da IA são diversas. Sensores podem ser ativados para monitorar temperatura, umidade e vibração, por exemplo, fornecendo dados essenciais para avaliar potenciais riscos de danos ou condições inseguras durante o transporte de mercadorias. E, ainda, ela pode antecipar condições meteorológicas adversas, permitindo uma gestão mais eficaz das rotas e operações logísticas, mitigando a possibilidade de atrasos ou interrupções que poderiam resultar em prejuízos financeiros para as empresas.  

Automação 

Com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso traçar estratégias mais eficientes e soluções de entrega mais ágeis, gerenciar os recursos de forma inteligente e otimizar rotas logísticas. 

Além de acelerar e potencializar fluxos de trabalho e processos operacionais, a automação de tarefas reduzirá o tempo necessário para a execução de atividades e a redução de falhas. Isso permitirá que profissionais se dediquem a atividades mais estratégicas e complexas. 

Cadeia de Suprimentos 

Buscar diversificar a rede de fornecedores e adotar sistemas mais avançados para uma visão abrangente e em tempo real da cadeia de suprimentos, permite uma tomada de decisão mais ágil, possibilitando ajustes diante de mudanças inesperadas ou demandas variáveis.  

Conte com as soluções da Pibernat 

A Pibernat tem diversos serviços especiais desenvolvidos para cada tipo de empresa, conforme a necessidade e demanda disponível. 

Com assessoria para importação e exportação, consultoria logística, armazenagem e transporte internacional, a Pibernat está à disposição para entender tudo sobre suas operações e oferecer as melhores soluções para o seu negócio. 

Está interessado em saber mais? Fale com o time de especialistas da Pibernat Logística.  

Você também pode gostar
-