Confira os 4 principais benefícios do regime ex-tarifário!

Confira os 4 principais benefícios do regime ex-tarifário!
3 minutos para ler

O regime Ex-tarifário é um benefício fiscal temporário sobre os impostos relacionados somente aos bens de capital (BK) e bens de informática e comunicação (BIT), desde que não haja produção equivalente no país. É um grande diferencial que torna os preços do produto final mais competitivos no mercado nacional e internacional e contribui com o incentivo para investimentos na empresa.

O fabricante que adota o Ex-tarifário pode reduzir para até 0% o imposto sobre BK e BIT. Como sabemos que vale a pena implementá-lo, separamos os principais benefícios que favorecem o incremento de investimentos, as oportunidades de emprego e renda e a melhoria na produtividade. Confira!

Regime Ex-tarifário: quais seus principais benefícios?

O Ex-tarifário é uma realidade cada vez mais presente nas empresas brasileiras. Segundo dados da Secretaria da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC), mais de seis mil empresas já pleitearam em torno de dez mil solicitações de novos Ex-tarifários nos últimos três anos. Afinal, com as reduções favorecidas nos impostos e o impacto positivo no EBITDA, o fabricante só tem a ganhar. Veja mais detalhes a seguir!

1. Reduz o Imposto de Importação (II)

Não poderíamos deixar de citar a principal vantagem que faz o Ex-tarifário tão importante, ou seja, a redução no Imposto de Importação (II). Em um país com cargas tributárias elevadas, esse benefício é de suma importância. Vamos supor que sua empresa precise de um maquinário que se enquadre nos impostos BK, sendo seu preço R$ 2 milhões. Com a redução, poderá ter um desconto de R$ 280 mil sobre o produto. Vale muito a pena.

2. Diminui indiretamente outros tributos importantes

Além do II, pode ocorrer redução indireta de outros impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esses tributos influenciam no processo final da mercadoria importada, de forma que essa vantagem torna a conta mais baixa e atrativa.

3. Favorece a vantagem competitiva no comércio

Competitividade é outro ótimo benefício que o Ex-tarifário proporciona. Afinal, como um dos critérios para se encaixar no regime é a falta de produção nacional equivalente, quando a empresa importa itens exclusivos, ela se destaca sobre as demais. Isso também contribui para que ela fique mais fluida, produtiva e moderna, com economia. É uma excelente estratégia que garante a consolidação dos seus negócios no mercado competitivo.

4. Traz impacto positivo no EBITDA

O EBITDA é uma sigla que vem do inglês, Earning Before Interest, Taxes, Depreciation, and Armotization, e significa: lucro antes dos juros, dos impostos, da depreciação e da amortização. Com o Ex-tarifário, é possível melhorar tanto a sua produtividade quanto a eficiência da renda da empresa, devido à redução de custos sobre tributos.

Ter o regime Ex-tarifário é indispensável para uma empresa que deseja se destacar em um mundo sem fronteiras. Afinal, ele gera renda, melhora a produtividade e fortalece sua competitividade diante do mercado nacional e internacional.

Você já acompanhava o Ex-tarifário e seus benefícios? Então, já deixamos outra dica: nos siga no Instagram, Linkedin e Twitter para ficar atualizado sobre as novidades que acontecem no mundo do comércio exterior!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-