Picklist: entenda para que serve a lista de separação

picklist
3 minutos para ler

O setor de logística tem uma enorme relevância na empresa. Ele envolve diversas atividades operacionais relacionadas a planejamento, execução e controle de movimentação de mercadorias e produtos. Sendo assim, um processo importante é o picklist, conhecido como listas de separação.

As atividades contidas no picklist são as de separação e expedição dos produtos que foram escolhidos pelos clientes e que devem ser entregues no prazo. Por ser um processo bastante complexo, a melhor opção é apostar na automação logística para facilitar a execução de tarefas no dia a dia.

Tem interesse nesse assunto? Deseja saber maiores detalhes? É só continuar a leitura deste post. Confira!

O que é picklist?

Picklist é a famosa lista de separação, muito usada como um documento relevante no setor logístico. Nele, constam os pedidos dos clientes, a indicação da localização dos produtos e outros dados importantes acerca da mercadoria. Portanto, com essas informações em mãos, o colaborador tem condições de coletar o pedido de maneira correta, evitando o risco de erros.

Para que serve o picklist?

O picklist serve para organizar e, inclusive, agilizar os processos logísticos tanto de coleta quanto de envio dos produtos aos clientes. Sendo assim, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores na empresa.

Outro detalhe importante é que o picklist pode ser integrado com ferramentas. Nesse caso, os equipamentos que já funcionam como leitores de código de barras, ou mesmo leitura ótica, são excelentes opções, pois facilitam a etapa de documentação e adiantam os processamentos.

Como otimizar a logística com o picklist?

Aqui vale a pena ser estratégico ao usar a ferramenta picklist nos procedimentos de separação de pedidos. O maior objetivo é alinhar os processos para deixar o cliente satisfeito. Por isso, entenda agora como otimizar as tarefas!

Fazer a separação de maneira integrada

A venda foi finalizada? O pedido foi recebido no estoque? É hora de coletar e separar o produto. Logo, o picklist tem a função de simplificar e agilizar a operação, ou seja, separar os itens da lista de maneira integrada e de uma única vez. Entre os benefícios dessa estratégia, podemos citar:

  • evita acúmulo de pedidos durante o despacho;
  • reduz o gasto de tempo durante a execução das atividades;
  • aumenta a produtividade.

Realizar a conferência de pedidos

O bom de usar o picklist é que ele diminui, significativamente, os erros na hora da separação, da conferência, da expedição e do despacho dos pedidos. Sendo assim, é possível executar ações coordenadas e organizadas. Portanto, esse eficiente processo evita retrabalho, agilizando, assim, o tempo de conclusão da operação.

Prezar pela agilidade e eficiência

O picklist garante um processo eficiente nas operações logísticas. Logo, os produtos são entregues em boas condições, e cada prazo acertado com o cliente é cumprido. Além disso, assegura outros resultados, como:

  • redução do tempo de espera;
  • menor risco de atraso nas entregas;
  • satisfação, encantamento e fidelização dos clientes.

O picklist permite um melhor gerenciamento dos processos logísticos. Executar as operações de forma adequada possibilita entregas rápidas e seguras capazes de encantar cada cliente. Logo, todas essas ações integradas são importantes para gerar eficiência e vantagem competitiva perante a concorrência.

Agora que você já sabe para que serve o picklist, é só aproveitar a leitura do artigo “Confira 8 dicas para melhorar a gestão logística agora mesmo!”

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-