Quer saber como fazer a gestão de armazenagem logística? Veja aqui!

gestão da armazenagem
4 minutos para ler

De maneira prática, uma gestão de armazenagem logística envolve as atividades em curso do armazém, quais sejam guardar, proteger e conservar as mercadorias de forma correta e por um determinado tempo. Além disso, ela é responsável por seu transporte, sua localização, seu manuseio e seu acondicionamento, desde o recebimento até a expedição.

A gestão de armazenagem logística tem sua importância nas organizações porque regula o fluxo de mercadorias entre a oferta e a demanda, a fim de atender às necessidades comerciais e produtivas. Sendo assim, o armazém é a peça-chave do processo. Curioso para compreender melhor esse assunto? É só reservar um tempinho e curtir essa prazerosa leitura. Acompanhe! 

Como desenvolver uma gestão de armazenagem logística eficiente?

Para se ter uma gestão logística de armazenamento eficiente não basta alocar mercadorias em um dado local e acompanhar o ciclo de vida dos produtos. É preciso mais do que isso! O processo abrange diversas rotinas. Confira, a seguir, cada uma delas!

1. Mapear os processos

Visto que o setor apresenta inúmeras rotinas, é interessante elaborar um mapeamento pormenorizado, para que tudo possa ser compreendido nas diferentes fases. Logo, é vantajoso determinar quais profissionais estarão à frente da demanda e definir os recursos necessários nas operações logísticas.

Vale, inclusive, fazer o uso de metodologias de gestão, sendo uma delas a Curva ABC, que considera as características dos produtos para identificar os que apresentam maior saída no armazém. Outro ponto importante é estabelecer critérios de desempenho para monitorar os resultados das operações. Portanto, mantenha a prática de avaliação sistemática.

2. Organizar o layout do armazém

Preliminarmente, é bom saber que existem 4 tipos de armazéns. Vejamos:

  • próprio: aquele administrado pela própria empresa;
  • público: aqui, incluem-se os depósitos gerais, alfandegárias e outros;
  • terceirizado: quando a corporação transfere a gestão do depósito a uma empresa contratada;
  • contratado: usa-se um espaço de depósito que não é da empresa e os colaboradores assumem a responsabilidade da gestão.

Quanto ao layout do armazém, ele consiste em um método de endereçamento que influencia na hora de localizar os produtos, além de valorizar o estoque e a movimentação dentro do espaço. Pensar na configuração é entender que a empresa tem um estoque e requer fazer uma boa distribuição dele. Essa atividade deve ser feita de modo ordenado, com o intuito de facilitar o movimento no armazém e jamais complicá-lo.

3. Ter uma equipe bem treinada

Se a empresa possui uma equipe bem treinada, ela consegue aumentar a produtividade, ao mesmo tempo que reduz os erros. Nesse sentido, o gestor precisa capacitar seu time para ter expertise no manuseio das ferramentas de automação, entendimento de administração de recursos materiais e patrimoniais, e, sobretudo, noção de como executar todos os processos com perfeição.

A gestão de armazenagem logística é fundamental para o planejamento estratégico da sua organização. Pensando nisso, a Pibernat é uma das maiores empresas do país que atuam nesse segmento logístico, oferecendo as melhores soluções a seus clientes. Com mais de 30 anos no mercado, nos diferenciamos da concorrência por prezar por simplificação dos processos, segurança e confiabilidade das operações.

Então, não deixe passar essa oportunidade. Entre em contato conosco para obter mais informações. Será um enorme prazer criar um projeto personalizado para atender às necessidades de sua organização!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-