Freight Forwarder: o que é e quais são as suas principais funções?
Quem trabalha com comércio exterior, seja para importar produtos, seja para exportá-los, sabe que é uma tarefa que gera bastante dor de cabeça. Afinal, o gestor, além de ter que lidar com burocracia alfandegária e tributária, sabe que decisões mal tomadas relacionadas à logística podem impactar diretamente na receita da empresa.
Para superar tais problemas, existe um tipo de profissional contratado para otimizar as operações de transporte de cargas. Ele é conhecido como freight forwarder. Quer saber o que é um freight forwarder e quais são as funções exercidas nessa profissão? Confira o nosso artigo!
O que é um freight forwarder?
O freight forwarder — também conhecido como transitário de carga ou agente de carga — é um especialista em logística de transporte de mercadorias. Seu campo de atuação abrange mediar relações entre embarcadores e transportadoras, além de cuidar de aspectos envolvidos nas operações de comércio internacional.
O transitário de carga pode atuar como pessoa física ou jurídica, e sua remuneração é retirada de parte do valor do frete pago. Vale ressaltar que sua função varia de acordo com a legislação vigente em cada país. No Brasil, ele trabalha conforme os termos do decreto 646/92, ou seja, por incumbência e ordem de terceiro e, em alguns casos, como despachante aduaneiro.
Quais são as funções do freight forwarder?
Esse profissional cumpre funções muito importantes com objetivo de monitorar os riscos, evitando o surgimento de custos extras que acarretem mais despesas para o contratante ou atrasos na entrega. Algumas funções exercidas pelo freight forwarder são:
- eleger os modais mais adequados;
- solucionar problemas e imprevistos no decorrer do transporte;
- direcionar os padrões de rótulos e de embalagens seguindo as recomendações de duas entidades internacionais: ASTM D5445 (Standard Practice for Pictorial Markings for Handling of Goods) e ISO 780 (Pictorial Marking for Handling of Goods);
- escolher os fornecedores para cada modal levando em conta o tipo de produto a ser transportado e os custos referentes a cada modal;
- emitir documentações referentes ao embarque da carga;
- coordenar o ofício de embarque, estabelecendo contato com importadores e exportadores;
- disponibilizar serviços de seguro internacional, armazenagem, consolidação de carga e unitização.
Qual é a importância do transitário de carga?
Diante disso, tendo em vista a utilização de serviços de logística para transporte de mercadorias no mercado internacional, o gestor tem consciência de que precisa tomar as decisões certas. Para isso, precisa de um profissional altamente capacitado e com ampla experiência nesse tipo de atividade.
Para se manter competitivo no mercado, é necessário evitar problemas logísticos, o que acarretaria mais despesas, prejudicando, dessa forma, a margem de lucro do empreendimento.
Assim, o freight forwarder, ou transitário de carga, entra em ação com a tarefa de buscar as melhores práticas operacionais para reduzir custos e garantir maior eficiência no serviço de transporte da carga. Então, para evitar futuras dores de cabeça, considere a contratação desse tipo de profissional!
Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook para você receber mais conteúdos sobre logística no seu feed e de forma gratuita!