Esteja preparado para as demandas da Peak Season 

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Todos os anos, empresas de todos os tipos e tamanhos, vendedores, revendedores, importadores e fabricantes, aguardam e se preparam para o período mais próspero e lucrativo do ano, conhecido como Peak Season. Esse fenômeno geralmente é desencadeado pelo comportamento do consumidor e coincide com a agitação das festas de fim de ano, compras de volta às aulas e vários eventos sazonais que geram aumento na demanda das compras, seja em lojas físicas ou on-line. 

A temporada de pico na logística  

A temporada de pico, peak season, também é a época mais movimentada do ano para profissionais de logística e cadeias de suprimentos, marcada por um aumento expressivo na demanda por serviços de transporte a fim de suprir as entregas. 

Nesse momento do ano, as tarifas de frete disparam e a capacidade para movimentar cargas torna-se limitada. Como resultado, as empresas enfrentam tempos de trânsito mais demorados, restrições e congestionamentos em portos e terminais. Cada requisito logístico se torna mais desafiador, criando um efeito cascata que afeta o fluxo de produtos. 

Quais são as temporadas de pico de compras?  

Peak seasons são períodos específicos durante o ano em que há um aumento significativo e previsível na demanda por serviços de logística e cadeia de suprimentos. Geralmente, esses picos são determinados utilizando dados históricos, tendências de mercado e eventos especiais que impulsionam um aumento no volume de vendas.  

Porém, as peak seasons não são uniformes no mundo inteiro, devido às particularidades de cada local e mercado. Globalmente, o período pré-Natal é um momento de pico de compras. Nos EUA, por exemplo, o pico começa com a Black Friday — o maior dia de vendas do varejo do ano — no final de novembro. Na China, o Dia dos Solteiros, em 11 de novembro, registra alto volume de vendas, e o país asiático ainda tem outras peak seasons durante o ano, incluindo o Ano Novo Chinês e a Semana Dourada em outubro; e o Japão tem sua própria Semana Dourada em abril/maio. No Brasil, a peak season ocorre entre maio e setembro, segundo dados da Antaq sobre o transporte marítimo internacional. 

Varejistas e empresas devem ter um plano estratégico para gerenciar o aumento da demanda durante esses períodos, principalmente se operam com importação ou exportação de produtos. 

Não se preparar adequadamente para esses períodos de pico pode levar ao acúmulo de pedidos, entregas atrasadas, oportunidades de vendas perdidas e, é claro, à insatisfação do consumidor. Além disso, com o custo do transporte e fretes elevados, pode reduzir as margens de lucro. 

Alcançar um desempenho logístico eficiente para essas demandas sazonais requer alta competência em gerenciamento da cadeia de suprimentos e do relacionamento com o cliente. 

Como se preparar para a Peak Season? 

Embora esperada, a peak season quase sempre reserva imprevisibilidades. Mesmo que você saiba quando os picos vão ocorrer, os planos mais minuciosos podem falhar ocasionalmente. Fatores externos podem acabar afetando a temporada, como, por exemplo, mudanças climáticas, movimentos geopolíticos, alterações no comportamento do consumidor, entre outros.  

Por isso, manter uma comunicação efetiva e transparente com os fornecedores, transportadoras e todos os demais envolvidos nas operações logísticas deve ser o pilar mais importante para se preparar da melhor forma para a alta temporada. 

Um planejamento detalhado também é essencial. Comece a se planejar com bastante antecedência para avaliar as necessidades específicas da temporada e identificar potenciais riscos, a fim de desenvolver as melhores estratégias.  

Analisar dados anteriores ajuda a identificar tendências no comportamento do cliente e no padrão de sazonalidade nas vendas. Você pode ser capaz de prever quais produtos serão mais populares e ajustar seus níveis de inventário. 

Busque maneiras de otimizar sua cadeia de suprimentos e reduzir custos sempre que possível, consolidando remessas, otimizando rotas e usando tecnologia para rastrear e gerenciar o inventário. 

Negociar preços de fretes e fazer a reserva de capacidade com antecedência também permitem que você minimize os riscos com o transporte, evitando falhas e atrasos nas entregas. 

Tenha um plano de backup, com modos alternativos de transporte, múltiplos transportadores ou terceirização de parte das suas operações, contando com parceiros 3PL ou 4PL. Parcerias com provedores de logística confiáveis podem garantir que suas remessas sejam entregues no prazo e em boas condições. Pesquise e escolha parceiros logísticos com uma forte reputação. 

A Pibernat quer ajudar você! 

Do Ano Novo Chinês ao Natal, entender e gerenciar eficazmente os períodos de pico na logística é essencial para manter o fluxo de mercadorias e manter seus clientes satisfeitos.  

A Pibernat Logística é uma empresa experiente em navegar pelas dificuldades da peak season. 

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