4 dicas para uma boa gestão da carga projeto

carga projeto
4 minutos para ler

Quando as cargas são de grandes dimensões, é necessário um planejamento e acompanhamento mais rigoroso para a sua entrega. Essas mercadorias são classificadas como carga projeto.

Nesses casos, é importante o responsável pela tarefa compreender o que deve ser feito e quais são os pontos a que deve dar atenção para cumprir o objetivo, além de saber todo o processo da operação.

Neste conteúdo, vamos explicar todo o conceito da carga projeto e oferecer as 4 principais dicas para concluir o objetivo com eficiência. Também vamos ressaltar a importância de contar com o auxílio da tecnologia. Confira! 

O que é a carga projeto?

Carga projeto ou carga de projeto é o tipo de mercadoria que é totalmente fora dos padrões dos contêineres convencionais, ou seja, daqueles que são frequentemente transportados. Ela pode ter dimensões e volumes diferentes, exigindo transportes especiais.

Dessa forma, essas cargas diferenciadas vão requerer uma logística mais complexa, com maiores cuidados e restrições que devem ser respeitadas. As grandes indústrias que fabricam peças de aviões, as refinarias e as usinas hidrelétricas são exemplos de negócios que trabalham com cargas desse porte.

Dentre os tipos mais comuns de carga projeto, podemos destacar as principais, como:

  • turbinas;
  • reatores;
  • torres;
  • vagões;
  • plataformas;
  • caminhões.

Como funciona a operação carga projeto?

As complexidades de cada carga projeto costumam ser bem distintas, ou seja, seu transporte não é tão simples e veloz como outras situações. Destacamos os 5 passos a serem seguidos para gerenciar essa operação:

  • planejamento;
  • pré-embarque;
  • transporte;
  • despacho aduaneiro.

Essas fases precisam ser executadas da melhor forma para não haver prejuízos para a transportadora ou avarias nas cargas. Vamos listar as 4 melhores dicas, a seguir, de como fazer a melhor gestão possível!

1. Tenha cuidado com as avarias

Por ser um tipo de transporte muito sensível, é importante deixar registradas todas as peças que estão incluídas nos contêineres. Caso haja algum contratempo, também acaba sendo uma segurança para a transportadora comprovar o que está sendo entregue.

É sempre recomendado fazer uma inspeção na entrada e na saída das cargas, para garantir que não houve nenhum dano.

2. Planeje as etapas cuidadosamente

Elabore todo o planejamento da carga projeto em questão para que ela seja feita com êxito. Monte uma lista com todas as informações necessárias e prepare um esquema que preveja imprevistos.

Assim, a garantia de sucesso da entrega da carga aumenta consideravelmente e diminuem as chances de equívocos no meio do processo.

3. Conheça todas as regras e regulamentações

Em grande parte desse tipo de transporte, vai ser necessário adquirir licenças especiais e exclusivas, tanto para o país de origem quanto de destino. Por isso, é importante a transportadora ficar inteirada sobre as regulamentações nos principais países em que operam nessas situações. 

4. Observe os custos

Tome cuidado para que a transportadora não ultrapasse o limite de gastos estipulados na carga projeto. No entanto, prepare-se para os imprevistos que podem ocorrer e estipule os gastos nesse cenário.

Os principais custos que devem ser observados são:

  • uso do píer;
  • guindastes;
  • carga e descarga.

Por que contar com a tecnologia?

Para melhorar a eficiência no planejamento da carga projeto a ser executada e diminuir os custos de cada etapa, é bastante importante contar com softwares modernos e outras tecnologias como aliados.

O uso dessas ferramentas nas transportadoras vai facilitar ainda mais o processo, pois certas etapas podem ser automatizadas, diminuindo erros de gestão e aumentando as chances de sucesso até a entrega.  

Portanto, com base na leitura deste texto, você já é capaz de compreender como fazer uma boa gestão da carga projeto com as dicas fornecidas e seu significado para as transportadoras. 

Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que ele chegue a mais pessoas que trabalham com importação!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-