Brasil em crescimento: Riscos e oportunidades no comércio internacional  

4 minutos para ler

Como gerenciar riscos e aproveitar oportunidades para crescer no mercado global com a Pibernat

“O melhor caminho para aproveitar as oportunidades e crescer no comércio internacional é conhecer o macroambiente e apoiar-se em parceiros que possuam conhecimento de negócios e de legislação.” Matias Pibernat, Diretor Comercial da Pibernat. 

O Brasil está em um momento de crescimento econômico, com perspectivas positivas para 2024, cuja projeção aponta aumento de 1,5%, conforme a revisão de economistas do mercado financeiro de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Isso representa uma oportunidade para as empresas que desejam expandir as operações para o mercado internacional. 

No entanto, é importante estar ciente dos riscos e oportunidades que o comércio internacional oferece. Uma vez que fatores externos contribuem diretamente para as operações.  

Os riscos 

A seguir, vamos listar alguns dos principais motivos que devem ser levados em consideração ao planejar negócios além das fronteiras. 

  • Riscos políticos:?instabilidades políticas em países parceiros podem impactar o fluxo de comércio. 
  • Riscos econômicos:?mudanças nas condições econômicas de países parceiros podem afetar a demanda por produtos e serviços. 
  • Riscos cambiais:?flutuações cambiais impactam os custos e a rentabilidade das exportações e importações. 
  • Riscos legais:?legislação e regulamentos de comércio internacional podem ser complexos e desafiadores de entender. 
  • Riscos operacionais:?logística, transporte e armazenamento de mercadorias também podem ser complexos e caros. 

As oportunidades 

Apesar de alarmantes, os riscos não superam as oportunidades que esse passo pode gerar aos seus negócios, como: 

  • Acesso a novos mercados:?o comércio internacional permite que as empresas expandam seu alcance geográfico e cheguem a novos clientes. 
  • Aumento da receita:?o comércio internacional pode ser uma fonte significativa de receita para as empresas. 
  • Redução de custos:?as empresas podem ter redução de custos de produção e insumos com o comércio internacional. 
  • Aprendizagem e inovação:?o comércio internacional pode ajudar as empresas a aprender com novas culturas e tecnologias. 

Como gerenciar riscos e aproveitar oportunidades 

Uma série de medidas devem ser tomadas para gerenciar os riscos e aproveitar as oportunidades do comércio internacional. As empresas devem antes de tudo tomar um tempo para realizar, por exemplo, uma avaliação de riscos, que vai identificar e avaliar os principais riscos que a empresa enfrenta no comércio internacional. 

Os gestores também podem criar uma estratégia de comércio clara para a expansão internacional da empresa, mas a verdade é que apenas medidas internas não vão dirimir as possibilidades de erros e fracassos ao longo deste processo, portanto é fundamental contar com apoio especializado de uma empresa ou consultoria que esteja consolidada no setor de comércio exterior e possa apontar a melhor direção. 

A inteligência da Pibernat 

É aí que entra a inteligência logística da Pibernat, que é uma empresa especializada em comércio internacional, oferecendo soluções para ajudar as empresas parceiras a gerenciar riscos e aproveitar oportunidades. A Pibernat oferece uma variedade de serviços, que podem reduzir as chances dessas operações trazerem prejuízos e dor de cabeça.  

Conheça algumas das soluções que são oferecidas: 

  • Serviços de Desembaraço Aduaneiro: a Pibernat pode simplificar os processos de comércio internacional através de sua vasta expertise com o apoio das melhores tecnologias disponíveis no mercado. 

“Com objetivo de otimizar a operação logística dos clientes, entendemos as necessidades destes e oferecemos soluções logísticas conectadas a elas”, explica o diretor comercial da empresa, Matias Pibernat. 

Para saber mais sobre como a Pibernat pode ajudar sua empresa a gerenciar riscos e aproveitar oportunidades no comércio internacional, entre em contato com o time de especialistas da Pibernat e aproveite as oportunidades do mercado global. 

Você também pode gostar
-