Saiba como fazer a armazenagem e movimentação de cargas corretamente
Os processos de armazenagem e movimentação de cargas são pontos relevantes para a garantia de uma logística eficiente e com um diferencial competitivo. O objetivo é preservar os produtos nos contêineres, otimizar os recursos disponíveis e facilitar a localização, além de promover a segurança e o sucesso total das operações.
Armazenar e movimentar cargas são atos que exigem maiores cuidados, de modo que é conveniente adotar-se boas práticas de logística a fim de não comprometer a qualidade das mercadorias e muito menos pôr os colaboradores em risco. Deseja saber mais sobre esse assunto? É só continuar a leitura deste post. Confira!
Como realizar a armazenagem e movimentação de cargas de forma correta?
A movimentação e a armazenagem de materiais demandam esforços. Para se ter ideia, uma má condução pode paralisar as atividades, “manchar” a imagem da empresa e causar prejuízos. Pensando nisso, resolvemos trazer dicas valiosas para você implementar em sua corporação. Acompanhe:
Tenha processos bem definidos
Ao desenvolver rotinas, criam-se padrões e a equipe fica ciente de como proceder ainda que haja imprevistos. Destaca-se que esse procedimento evita que as atividades sejam feitas de forma desordenada e permite, inclusive, que se identifiquem falhas ou oportunidades de propor melhorias.
Mapeie os riscos
O mapeamento de riscos é uma estratégia fundamental, pois minimiza os danos e possibilita a criação de planos de ocorrência. Portanto, saiba quais ações devem ser mapeadas com o intuito de obstar prejuízos:
- incidência de roubo de carga;
- roteiro da entrega das mercadorias;
- monitoramento da frota;
- desempenho da equipe, para prevenir erros, e outros.
Sinalize adequadamente
A sinalização é importante porque garante o bom manuseio e o acondicionamento correto das mercadorias estocadas ou em movimentação. Logo, essa ação resulta em maior segurança nas atividades e, sobretudo, redução de custos com avarias.
Calcule as quantidades
Da mesma maneira que as demais, essa estratégia também precisa ser muito bem planejada. Imagine você ter que transportar uma carga enorme de insumos, de um centro de distribuição para outro, sem programar a quantidade de colaboradores necessários! Seria uma ação desastrosa, concorda? Além disso, é bom verificar a rota e qual veículo é o mais adequado.
Use os equipamentos certos
Na hora de escolher o equipamento ideal, você deve estar atento ao tipo de mercadoria e à área que terá disponível. Sendo assim, optar por ferramentas certas é de extrema importância para se alcançar as metas logísticas em um menor tempo possível, reduzindo-se os custos, mas sem perder a qualidade!
Conte com um bom sistema
Com a intenção de garantir todo o potencial da área logística no que se refere a armazenagem e movimentação de cargas, vale contar com um bom sistema. Nele, dá para incluir informações dos processos de recepção, inspeção, embalagens, armazenamentos, coleta, expedição e transporte, tendo-se, por consequência, uma visão holística do funcionamento das operações.
Isole as cargas incompatíveis
Já se foi o tempo em que o estoque consistia em um galpão apenas para guardar coisas. Com as boas práticas de logística, o armazenamento e a movimentação de cargas tornaram-se elementos essenciais no processo de customização e aumento de lucros. Então, isole os materiais incompatíveis com o espaço para facilitar as operações internas.
O processo de armazenagem e movimentação de cargas nos portos pode ser entendido como algo simples ou até complexo, a depender do tipo de material estocado/movimentado e das normas a serem seguidas. Para tanto, é preciso considerar fatores como combustibilidade, intoxicação, radiação, fragilidades, volumes, formas, peso etc.
Agora que você já sabe fazer a armazenagem e movimentação de cargas, dê uma olhadinha no artigo “Como a Pibernat ajuda com o custo de armazenagem da sua empresa?“. Aproveite e curta essa prazerosa leitura!