Ano Novo Chinês: tudo o que você precisa saber sobre esse importante feriado 

5 minutos para ler

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é uma das festas mais importantes e tradicionais na cultura chinesa. O evento marca o início do ano no calendário lunar chinês e é repleto de rituais, tradições, festividades e símbolos que representam a esperança, a prosperidade e a renovação. 

Além de ser um dos mais importantes feriados no país asiático, ele também é o que mais impacta a logística internacional. A lacuna entre o início e o término desse período resulta em diversos desafios, causando desabastecimento em alguns mercados importadores e aumentando as demandas logísticas nos períodos que antecedem a festividade. 

Durante o feriado – que pode se estender por mais de uma semana – muitas empresas e fábricas fecham e paralisam suas atividades, permitindo que os trabalhadores se reúnam com suas famílias. Além disso, milhões de trabalhadores migram das grandes cidades para as áreas rurais para visitar os familiares, causando um enorme congestionamento nos transportes públicos. Essa interrupção temporária da produção e do transporte afeta diretamente o comércio exterior da China, que é o maior do mundo.  

Continue a leitura abaixo e entenda mais sobre o Ano Novo Chinês e como ele afeta a logística. 

Como funciona o Ano Novo Chinês? 

Também chamado de Ano Novo Lunar, o Ano Novo Chinês é a comemoração da passagem de ano conforme o calendário lunar. Ou seja, diferentemente do ocidente, na China, a contagem do tempo para a virada de ano é feita somente após a lua completar os seus 12 ciclos e sua data varia anualmente.  

Oficialmente, o feriado é celebrado por três dias, mas, na prática, fábricas, empresas e o comércio em geral pausam por uma semana suas atividades. Para 2024, o governo chinês anunciou que o feriado para o Ano Novo Lunar de 2024 ocorrerá de 10 a 17 de fevereiro, com oito dias de duração. 

O calendário chinês segue um ciclo de doze anos, cada um representado por um animal que teria atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Em agradecimento, eles foram transformados no zodíaco da astrologia chinesa. 

O ano de 2024 é o Ano do Dragão, e será regido pelas características atribuídas a esse símbolo. A crença chinesa acredita que as tendências e eventos do ano são influenciados pelo animal associado, moldando o destino das pessoas nascidas durante esse período. 

Por que o Ano Novo Chinês impacta o comércio e a logística internacional? 

Durante o Ano Novo Chinês, diferentemente do Brasil, onde algumas fábricas operam com capacidade reduzida ou mediante solicitações especiais durante feriados mais extensos, os fabricantes chineses aceitam apenas pedidos que possam ser concluídos antes do início das festividades e a produção só é retomada após esse intervalo. 

Como muitas fábricas e fornecedores interrompem suas atividades, essa pausa afeta diretamente a disponibilidade de produtos, uma vez que a capacidade operacional dos transportes e portos chineses é reduzida, resultando em filas e congestionamentos para carga e descarga de produtos. 

A alta demanda e redução nas disponibilidades de espaço culminam no aumento dos custos logísticos e fretes. Além disso, a escassez de contêineres disponíveis para embarque também representa outro desafio.  

O impacto do Ano Novo Chinês ainda abarca os preços dos produtos importados e exportados pela China, elevando-se durante as festividades. 

Diante desses desafios, antecipar-se e planejar de forma estratégica é importante para minimizar os impactos negativos e assegurar uma gestão eficiente nessa época festiva. 

Como se preparar para driblar os desafios do Ano Novo chinês?

Driblar os desafios do Ano Novo Chinês requer uma combinação de planejamento estratégico, flexibilidade e comunicação eficiente.  

Saiba com antecedência as datas específicas do ano novo (e outros feriados que podem impactar seu negócio) e planeje suas operações logísticas considerando a pausa nas atividades de fornecedores e fábricas. 

Atue com parceiros logísticos confiáveis, avaliando sua experiência e histórico e certifique-se de que eles estão preparados para lidar com as demandas específicas desse período. Diversifique seus fornecedores globalmente e considere outras alternativas a fim de reduzir certa parte dos atrasos. Investir em relacionamentos sólidos com diversos distribuidores ao redor do mundo é fundamental para garantir a consistência no fornecimento de produtos. 

A diversificação não se aplica só aos fornecedores, mas também aos modais de transporte e métodos de envio de mercadorias. Depender de uma única solução pode resultar em consequências desastrosas para a economia e a imagem de seu negócio. Hoje em dia, mais do que oferecer um preço competitivo, os clientes valorizam receber seus produtos de maneira ágil e pontual. Para eles, a complexidade de gerenciar uma rota logística eficiente não é preocupação. Nesse contexto, a diversificação torna-se uma estratégia vital para atender às expectativas dos consumidores.  

Como a Pibernat pode ajudar

Se você importa ou exporta para a China e precisa de apoio para suas operações logísticas, conte com a experiência da Pibernat, que tem soluções personalizadas para atender às necessidades específicas durante os picos de demanda do Ano Novo Chinês, garantindo eficiência, transparência e agilidade em cada etapa da cadeia logística.?? 

Entre em contato com os especialistas Pibernat.  

https://marketing.pibernat.com.br/quick-quotation-log
https://marketing.pibernat.com.br/cotacao-pibernat
Você também pode gostar
-