Como funciona o Transporte Internacional de Cargas? Entenda
O transporte internacional de cargas envolve o planejamento de inúmeras atividades, tais como definição da rota, custo, gestão de riscos e ordenação da documentação. Assim, para que o transporte seja realizado de maneira eficaz e segura, deve-se tomar algumas precauções antes mesmo de o traslado acontecer.
Entretanto, é normal ficar confuso com esse tipo de serviço, afinal, ele implica assumir responsabilidades e entender normas e regras com a finalidade de cumprir os deveres legais e fiscais. Se você quiser saber mais acerca desse assunto, continue lendo este artigo!
Como funciona o transporte internacional de cargas?
O transporte internacional de cargas é a transferência física de mercadorias de um país — o espaço de produção ou venda — a outro, o cliente final. Ele é um serviço gerenciado por um contrato acordado, de forma internacional, entre os dois países envolvidos na relação comercial.
Por efeito, tanto os vendedores quanto os compradores necessitam observar um conjunto de regras e padrões, os quais especificam suas responsabilidades nos processos de exportação e importação. Isso abrange quem deve encarregar-se dos custos do seguro e quem fica responsável pelo frete.
Quais são os principais documentos para realizar esse transporte?
Com o objetivo de cumprir todas as responsabilidades fiscais, é necessário providenciar-se todos os documentos exigidos durante as diversas fases do transporte de carga, desde o envio do produto até o seu recebimento.
Portanto, o transportador é obrigado a levar consigo toda a documentação, visto que, na ausência de uma delas, a empresa poderá sofrer autuações e apreensões por divergências com o fisco.
A intenção é concretizar a cobrança de impostos de cada nação, sobretudo para oficializar de que modo cada governo deverá receber o estabelecido tributo, e também para que a atividade seja realizada de maneira legal e regular.
Além do mais, a burocracia faz-se essencial para a monitoração de entradas e saídas de produtos de acordo com as normas praticadas em determinado país. Confira, logo abaixo, alguns documentos fundamentais para o transporte de cargas internacionais.
CRT — Conhecimento de transporte
O conhecimento de transporte é um documento imprescindível ao transporte internacional de cargas. Sua função é identificar as mercadorias, agrupando as informações relevantes à operação conforme a legislação.
A empresa transportadora é responsável pela emissão deste documento. Nele, constarão os dados sobre o produto, o nome do embarcador e do destinatário, os lugares de saída e de chegada, o ponto de dispensa do veículo e o período em que o objeto foi entregue ao transportador.
Manifesto Internacional de Cargas
Esse é o documento único necessário para apresentar na Alfândega de sorte que as mercadorias possam ser conduzidas. Assim, ao carregá-lo consigo, os produtos que estão em translação são nacionalizados de acordo com o país de destino. Então, se acontecer qualquer tipo de imprevisto, eles serão tratados como objetos nacionais, consoante as normas da nação em que se localizarem.
DTA — Declaração de Trânsito Aduaneiro
Essa declaração é o documento que permite o deslocamento de mercadorias sob controle aduaneiro de um local alfandegado a outro, suspendendo-se os impostos. Dessa maneira, a carga não precisa ser desembaraçada no seu ponto de entrada, quando chega em determinado país. Com a Declaração de Trânsito Aduaneiro, ela pode ser despachada em terminal alfandegário distinto, o que diminui os custos de frete.
Nota Fiscal Eletrônica e auxiliar de NF-e
A NF-e é emitida pelo embarcador da carga à Receita Federal de forma eletrônica. O objetivo dessa documentação é registrar a venda dos produtos e identificar quem é o vendedor e quem é o comprador.
Já o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) é a versão impressa da NF-e e deve acompanhar a mercadoria do ponto de partida até o destino final.
Outros documentos
Confira, imediatamente, uma lista de outros documentos indispensáveis para o transporte internacional de cargas:
- fatura comercial;
- packing list ou romaneio;
- licenciamento de importação (para medicamentos ou alimentos);
- certificado de origem;
- comprovante de embarque;
- declaração de importação.
Quais são os desafios enfrentados?
Trabalhar com transporte internacional de cargas é algo desafiador. Planejar operações de importação e exportação é uma tarefa muito difícil, uma vez que um bom planejamento, mesmo que resguardado por todos os meios imagináveis, está sujeito a fatores externos que não podem ser controlados.
Esses fatores são capazes de comprometer os prazos de coleta e de entrega de produtos, o custo do frete e a integridade da carga. Para saber mais a respeito dos desafios presentes nesse tipo de serviço, acompanhe-os, a seguir.
Transporte intermodal
Em muitas situações, as operações de transporte internacional exigem o uso de mais de um modal. Em vista disso, é fundamental elaborar um planejamento perfeito para que as mercadorias sejam bem conduzidas do seu ponto de origem até o seu destino final. Essa é uma atividade complicada porque deve haver transições perfeitas entre os modais, tencionando a otimização da velocidade de entrega e dos custos econômicos do transporte.
Entendimento sobre a cultura de importação/exportação estrangeira
Outra significativa questão relacionada ao transporte internacional é o contato com pessoas do mundo todo, que, na maioria das vezes, possuem visões comerciais totalmente diferentes entre si.
Para impedir o surgimento de problemas, é recomendada a assistência de um agente de carga que entenda bastante sobre a cultura de importação e exportação da nação com a qual estiver negociando, além de conhecer seus tratados de fronteira, tributos e leis reguladoras.
Segurança da carga
Como já mencionado anteriormente, vários fatores externos colocam em risco a segurança dos produtos durante a operação de importação ou exportação. Por exemplo, se o modal marítimo for utilizado, será preciso pensar habilmente na rota, no intuito de evitar caminhos perigosos pelos quais o navio possa ser alvo de piratas.
Enquanto no modal rodoviário, diversos aspectos têm de ser levados em conta no planejamento, como condição das estradas, risco de furto da carga e até greves e protestos, que atrapalharão o caminhão de seguir o trajeto combinado.
Por essas razões, a contratação de um seguro de transporte é muito importante. Essa proteção ampara o embarcador contra qualquer prejuízo financeiro caso aconteça algum incidente com as suas mercadorias e ajuda a preservar a transportadora na hipótese de acidentes que comprometam a segurança dos funcionários ou da carga conduzida.
Diante disso, a Pibernat oferece serviços de planejamento logístico para alavancar os resultados da sua empresa. Com soluções focadas na gestão de transporte internacional, oferecemos as melhores opções em conformidade às suas necessidades. Nossas qualidades são: agilidade nos processos e eficiência operacional, tudo com o propósito de alcançar excelentes resultados.
A logística de transporte internacional de cargas apresenta muitos desafios. Se você precisar de ajuda nesse tipo de serviço, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em ajudar!