11 MOTIVOS PARA CONTRATAR UM INTEGRADOR LOGÍSTICO PARA SUAS OPERAÇÕES

integrador logístico
19 minutos para ler

Você já ouviu falar da profissão de integrador logístico? Na prática, essa é a pessoa responsável por ajudar diversos tipos de negócios a gerenciar todas as suas etapas logísticas. O comércio exterior abrange muitos processos, que vão além do transbordo das cargas.

O workflow é interligado, ou seja, uma etapa subsequente depende da anterior, o que demanda um planejamento cuidadoso, embasado em regras e no compliance específico de cada agente participante do processo. Como o próprio nome sugere, o integrador logístico garante a otimização dessas atividades para que cada etapa da cadeia de fornecimento tenha a máxima precisão e agilidade.

Como se trata de um serviço especializado, há empresas que atendem exatamente a esse nicho do mercado — isto é, que contam com especialistas na área e cuidam da integração logística de outras instituições. Será que vale a pena contar com esse tipo de ajuda? Se você ainda tem dúvidas, continue a leitura deste texto!

Saiba o que é um integrador logístico

A palavra integração representa bem o papel do integrador logístico. O profissional — que também é conhecido como 4PL (fourth-party logistics) — tem a missão de ajudar outras companhias a administrar suas cadeias logísticas, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Como toda essa gestão costuma envolver muitas etapas e pessoas, a incorporação de serviços é uma função ideal para ajudar as empresas a lidar com essa questão e adquirir vantagem competitiva no mercado. Por esse motivo, o integrador logístico atua conjuntamente com três agentes da cadeia logística — embarcador, prestador de serviços e transportadores.

Logo, o integrador logístico é o profissional que planeja, implementa e controla os processos na cadeia de abastecimento das empresas, mas também atua como consultor e agente nas transações de comércio exterior, efetivando o desembaraço aduaneiro, por exemplo, para agilizar as etapas e entregas entre as partes interessadas.

Dessa forma, o seu papel abrange as atribuições do operador logístico, não necessariamente por meio da realização de atividades como armazenagem, picking, packaging e repackaging, reclassificação, etiquetagem, inventário e atendimento ao cliente, mas sim de forma estratégica, buscando sempre a otimização dos processos, a solução de problemas e, principalmente, a redução dos riscos das operações.

Para tal, esses profissionais utilizam ferramentas de BI, como softwares de gestão, soluções com RFID, hardwares, entre outras, além de know-how sobre o setor para embasar suas atividades. Dessa forma, eles realizam a intermediação das operações dos agentes e prestadores de serviços logísticos para agregar valor às operações no transporte nacional e internacional.

É uma espécie de inteligência comercial aplicada à cadeia de fornecimento, especialmente porque nem toda empresa tem esse tipo de experiência ou conhecimento. Logo, nada melhor que contratar uma assistência especializada e mais eficiente.

Entenda a diferença entre operador logístico e integrador logístico

Outra coisa muito importante quando se trata desse assunto é saber diferenciar um integrador logístico de um operador logístico.

Operador logístico

O operador logístico é responsável pela prestação de mão de obra logística, o que envolve transporte, armazenamento, agenciamento alfandegário, entre outras atividades mais operacionais, como você pode ver a seguir.

Transporte

Operadores logísticos, como Freight Forwarders, providenciam a movimentação das cargas com agilidade e precisão. Além disso, na fase de transporte, é preciso analisar a adequação dos veículos usados no transporte intermodal (caminhões, aviões, trens, navios de carga, entre outros), ou no serviço de transbordo ou dragagem.

Muitos operadores logísticos têm seus próprios equipamentos de transporte, principalmente porque essa etapa exige flexibilidade, já que está relacionada ao tempo requerido para transporte em cada modal, flutuações na demanda ou disponibilidade de mão de obra.

Armazenamento

Os operadores logísticos também gerenciam armazéns usados na estocagem temporária ou permanente das cargas, que podem ser próprios, alugados, arrendados ou terceirizados.

Essa função exige o gerenciamento de capacidade, recursos (energia, água, internet etc.) e do sistema de controle dos produtos armazenados, que pode ser efetivado por meio de um sistema Data Warehouse Management (DWM). Além disso, o sistema precisa estar integrado aos que permitem o rastreamento das entregas como os Transportation Management Systems (TMS).

Agenciamento alfandegário

Ser um agente de carga também é atribuição de um operador logístico. A principal atividade desse profissional é o desembaraço aduaneiro, ou seja, a apresentação documental no embarque e desembarque de cargas. Para isso, ele emite o conhecimento de embarque, presta informações requeridas sobre as operações, resolve imprevistos e acompanha toda a movimentação da mercadoria, registrando e enviando aos participantes do processo as informações de posicionamento da carga sempre que necessário.

Além disso, o agente de carga analisa a capacidade e as condições do modal em relação ao tipo de mercadoria que será transportada, a melhor rota para concluir o trajeto com sucesso e os melhores fornecedores para os modais escolhidos.

O operador logístico bem-relacionado conta com uma ampla rede de contatos de fornecedores e atende com agilidade e precisão os requisitos de qualidade das transações, sempre conforme o SLA (Service Level Agreement) acordado. Para isso, ele está sempre atento aos prazos e à segurança do processo, além de equacionar da melhor forma os custos do transporte.

Entrega

O despacho também está no escopo das atividades do operador logístico. A escolha do transporte está relacionada ao tamanho, peso, origem e nível de criticidade da carga. Alguns operadores logísticos têm seus veículos para as entregas, enquanto outros terceirizam essa etapa.

Empresas que buscam apoio estratégico completo, no entanto, optam por parceiros que oferecem auxílio em todas essas etapas, seja na parte operacional, como é de atribuição do operador logístico, seja para receber consultoria e tomar decisões baseadas em inteligência competitiva, como é feito com a ajuda do integrador logístico.

É comum que as empresas também terceirizem esse tipo de serviço, contratando profissionais ou outras empresas que tenham expertise na área. Contudo, vale ressaltar que o trabalho do integrador e do operador é bastante distinto.

Inclusive, os integradores, normalmente, contam com diversos operadores para cumprir com todas as suas atividades. São funções que se complementam para oferecer o resultado que o cliente necessita. Em outras palavras, pode-se dizer que a integração é uma opção facilitada, já que proporciona uma solução personalizada para a cadeia de suprimentos de cada contratante.

4PL ou integrador logístico

A atividade do 4PL adiciona uma camada de gerenciamento e supervisão das atividades dos 3PLs ou 2PLs com os quais a empresa pode não estar associada. Por isso, estão sob a sua responsabilidade os recursos e provedores de recursos que atuam na cadeia de suprimentos.

Para garantir a sincronia das atividades e o devido monitoramento dos processos, o 4PL se apoia em sistemas integrados de TI. Isso permite que o integrador logístico trabalhe com uma abordagem orientada para a solução de demandas, ou seja, de forma antecipada ao problema.

Além disso, devido a sua experiência em todas as etapas e em diferentes transações, é ele quem propõe métodos e estratégias para lidar com os processos de maneira mais rápida e menos onerosa para a empresa contratante.

Outra habilidade que garante maior vantagem competitiva às empresas que contam com o auxílio do integrador logístico é a possibilidade de gerenciamento de vários fornecedores em uma mesma operação. O ecossistema logístico é complexo e demanda o acompanhamento mais próximo das ações de todos os agentes envolvidos.

Com uma cadeia de suprimentos habilitada para TI, o 4PL monitora a atuação dos diversos parceiros de serviços, documenta as informações e toma decisões mais acertadas baseando-se nas capacidades e especificidades de seus parceiros.

Veja 11 motivos pelos quais você deve contratar um integrador logístico

Agora que você já entendeu um pouco mais das atribuições da integração logística, é preciso refletir se a sua contratação é realmente vantajosa. Por isso, separamos alguns motivos que vão fazer você pensar melhor nisso.

1. Redução de custos

Quando é feita uma gestão completa para toda a cadeia logística de uma empresa, os custos tendem a reduzir. Isso acontece porque a revisão constante dos processos é algo que garante eficiência, o que é dificultado quando há um grande número de parceiros diferentes.

O integrador fica responsável por visualizar todo o sistema e otimizá-lo, resultando em um preço diferenciado para o cliente. Sem contar que ele não precisa ter o árduo trabalho de rever os contratos com cada um dos seus fornecedores periodicamente, em busca de renegociar os valores.

Além disso, é possível programar o envio e o recebimento das cargas, assim como agilizar todas as questões burocráticas relativas a elas. Desse modo, os produtos não ficam ociosos nos portos e aeroportos do país, gerando custos desnecessários e sujeitos à perecibilidade.

É certo que pagar por esse serviço é uma despesa. A questão é perceber que o custo-benefício envolvido em toda a operação é mais vantajoso quando se conta com um integrador logístico.

2. Automação de processos

Com a globalização e a abrangência do mercado, a logística se transformou em um aspecto crítico para o desenvolvimento econômico mundial. Essa abrangência aumenta as oportunidades, mas também potencializa as responsabilidades durante as transações.

Muitos produtos perigosos e proibidos seriam facilmente transportados se não houvessem legislações rígidas e processos burocráticos. Entretanto, a tecnologia facilita essa análise e o compliance das operações, assim como a grande quantidade de dados produzidos no processo, que permitem que as empresas acompanhem cada etapa até a chegada da carga em seu destino.

Integradores logísticos têm conhecimento sobre o compliance, assim como o uso dos recursos e as tecnologias mais avançadas do setor, que são capazes de absorver a alta demanda e prover um fluxo de trabalho sem erros, retrabalhos e de forma automatizada. Isso também aumenta a agilidade das entregas e a efetividade dos resultados.

Softwares de gerenciamento sofisticados podem analisar e monitorar práticas, eliminar ineficiências e otimizar a cadeia de suprimentos. Outra vantagem de contar com o sistema de um integrador logístico é que isso dispensa a necessidade de contratação de infraestruturas de TI legadas, o que também seria oneroso para as empresas contratantes do serviço.

3. Antecipação de problemas

Conforme falamos, o integrador logístico tem know how e sabe como lidar com inúmeros problemas, cuja ocorrência infelizmente é comum em transações no comércio exterior. Isso acontece porque as operações envolvem várias etapas, documentos, pessoas e, às vezes, a troca de modais.

Com experiência e conhecimento sobre essas ocorrências, é possível antecipar eventualidades que oneram e atrasam os processos. Dessa forma, o integrador logístico atua de forma preventiva — e não corretiva —, em relação às demandas dos processos.

4. Aumento da eficiência operacional

Outra vantagem relevante quando se tem uma visão sistêmica da cadeia de operações é o aumento da sua eficiência. É natural que existam processos desnecessários ou que, ao contrário, etapas importantes não tenham sido implementadas.

Tudo isso acaba prejudicando o resultado final, mas, muitas vezes, a empresa não consegue enxergar essas falhas, pois não tem experiência na área para realizar esse tipo de ajuste. Nesse sentido, a competência do integrador logístico faz toda a diferença.

Isso porque o nível de informações associado ao conhecimento técnico do profissional sobre as capacidades e limitações dos locais de desembarque e embarque garante a criação de um sistema preditivo. Assim, todas as demandas podem ser antecipadas para aumentar a eficiência dos processos.

Dessa forma, o workflow acontece sem inconsistências e gargalos que interferem nos prazos de entrega e na qualidade dos serviços. Os modais de transporte são usados em todo o seu potencial.

5. Escalabilidade e Flexibilidade

Uma grande vantagem de contar com o auxílio e exercício do integrador logístico é a capacidade de dimensionar espaço, mão de obra e transporte de acordo com as necessidades da carga. Além disso, é preciso conhecer fatores sazonais que interferem nos resultados e exigem readequações no processo.

Conforme a empresa contratante cresce, um integrador logístico pode ajudá-la, para que a disponibilidade de recursos suporte o crescimento para novos mercados de forma integrada.

6. Otimização Contínua

Integradores logísticos têm os recursos disponíveis para fazer ajustes e melhorias em cada elo da cadeia de suprimentos e garantirão que as necessidades da empresa contratante sejam atendidas, seja por meio de métodos mais ágeis, seja com economia de escala.

Terceirizar os serviços de integração logística garantirá melhorias contínuas em processos e o dimensionamento da capacidade necessária para maximizar os lucros, reduzir os tempos de espera e melhorar o atendimento ao cliente.

7. Garantia dos níveis de serviço

Se você opta por um serviço descentralizado, acaba correndo o risco de ter parceiros com diferentes níveis de trabalho. É um tanto trabalhoso conseguir nivelar todos os parceiros nos mais diversos fatores, como qualidade, rapidez etc.

Então, imagine lidar com problemas recorrentes entre transporte, armazenagem, embalagem e outros — isso é capaz de deixar qualquer um maluco, não é mesmo?

8. Sinergia de informações

As cargas não são a única preocupação em uma rede logística, ainda que sejam muito valiosas. Para que todo o fluxo logístico funcione, a troca de informações também precisa ser muito bem-feita. Não por acaso, as falhas de comunicação causam retrabalhos, atrasos, multas, descumprimentos de contrato e outros prejuízos.

A sinergia entre todas as etapas e partes envolvidas é um critério fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Mais uma vez, a integração tem a sua relevância em destaque.

9. Representação dos interesses do cliente

Quando não se tem um serviço de integração, é comum que os interesses de cada parte fiquem mais evidentes. Por exemplo, na ocorrência de um eventual problema, o operador logístico acaba olhando para si mesmo, assim como os outros devem defender os seus interesses próprios.

O desafio passa a ser conciliar toda a situação para que as necessidades do cliente sejam atendidas. Essa é uma das atribuições do integrador logístico, evitando conflitos que prejudiquem o andamento dos negócios.

10. Foco no core da empresa

A terceirização das operações logísticas fornece a qualquer empresa a capacidade e o tempo para se concentrar em suas competências e atividades essenciais, o core business, em vez de se envolver na gestão de funções críticas, porém menos estratégicas para a atividade principal da empresa.

11. Expansão no mercado

O principal papel do integrador logístico é garantir maior competitividade para as operações corporativas. Com a terceirização dos processos logísticos e diferenciais competitivos, proporcionados por decisões mais rápidas e acertadas, além de maior escalabilidade, a empresa contratante de um 4PL ainda garante maior capacidade de crescimento, o que pode ser essencial para sua expansão no mercado nacional e até internacional.

Conheça o papel do integrador logístico no comércio exterior

As transações internacionais são caracterizadas pela sua alta complexidade, principalmente porque envolvem um grande número de atores, cada qual com suas especificidades e compliance. Enquanto órgãos públicos nacionais regulam e monitoram a adequação das operações, integradores logísticos intermedeiam os processos para atender adequadamente às expectativas dos interessados, que podem ser pessoas jurídicas e físicas que atuam na importação e exportação de bens.

Nesse contexto, os agentes que contratam os serviços de integração logística ganham vantagem competitiva. Isso porque, conforme ressaltamos, o conhecimento profundo das operações, das leis e da dinâmica dos processos favorece a agilidade e a eficiência da tomada de decisão e ações nas transações.

A partir da detecção de gargalos e da antecipação de demandas, o profissional cria ou facilita as soluções menos onerosas para os contratantes, que ganham ainda mais pelo nível de adequação e qualidade dos serviços suportados pelos SLAs (Service Level Agreements) que regem o contrato.

O integrador logístico é, portanto, um excelente parceiro de negócios, pois atua estrategicamente para a efetividade e a competitividade das operações logísticas no comércio exterior. Dessa forma, opera como um grande aliado de todos os agentes que compõem a cadeia logística, independentemente do tipo de carga, da origem ou destino dos bens transportados.

No comércio exterior, o integrador logístico opera com:

  • neutralidade: responde pelo cliente, mas sempre em busca da redução de custos, da otimização dos processos e de forma alinhada com os valores do contratante;
  • integração: como o integrador logístico é o ponto de contato entre as partes da transação, ele mantém todas as informações de forma integrada para garantir as melhores decisões;
  • transparência: todas as ações e processos de cada etapa operada na cadeia são informados aos clientes;
  • economia de custos: operar com agilidade e precisão é a melhor forma de reduzir os custos que eventualmente são incididos e oneram as operações na logística internacional, principalmente em função de atrasos e falta de adequação documental;
  • produtividade: a capacidade de lidar com qualquer tipo de demanda e de forma ágil e acertada também viabiliza maior produtividade;
  • sinergia: por meio da atuação de um integrador logístico especializado no comércio internacional de cargas, a empresa garante maior sinergia de suas operações com o mercado e a competitividade necessária para atuar globalmente.

Como escolher a melhor empresa de integração logística

Primeiramente, você deve compreender as reais necessidades do seu negócio e como os resultados podem ser otimizados com a terceirização, principalmente se compararmos os custos para a manutenção de uma equipe especializada legada em sua empresa.

Depois de entender o papel e a importância do integrador logístico no transporte nacional e internacional de cargas, você deve saber o que considerar ao escolher o melhor parceiro para as suas transações. Para terceirizar a logística e manter o compliance e a qualidade das suas operações, é necessário:

  • elaborar uma lista com os objetivos e metas que orientarão essa busca;
  • listar os requisitos técnicos e operacionais da empresa para que seja possível analisar as propostas;
  • definir quais responsabilidades logísticas permanecerão internas;
  • escolher uma empresa especializada e que seja reconhecida pela sua confiabilidade no mercado;
  • buscar referências de clientes e verificar as informações cuidadosamente;
  • elaborar um contrato e definir o SLA para que todo o escopo da prestação de serviços seja claramente estabelecido;
  • acordar outros elementos do contrato, como valores cobrados pelo serviço e as responsabilidades inerentes a cada parte;
  • estabelecer KPIs (Key Performance Indicators) para acompanhar o índice de qualidade determinado em SLA;
  • definir como possíveis imprevistos podem ser resolvidos, por meio de um plano de contingências;
  • determinar qual sistema ou tecnologia será usada para transmitir informações sobre os processos e monitorar cada operação;
  • manter uma equipe legada para trabalhar conjuntamente ao 4PL, reduzir objeções e viabilizar a conformidade de todos os processos.

Veja como a Pibernat pode contribuir para suas operações de importação e exportação

A Pibernat cumpre exatamente esse propósito de integrar fornecedores para oferecer uma solução final otimizada para os seus clientes — seja para aqueles que operam no mercado internacional, seja para quem tem o foco no cenário nacional.

Para isso, oferece os serviços de assessoria e consultoria aduaneira, Drawback, PO Management, desembaraço aduaneiro, movimentação e armazenagem, inbound (coletas, embalagem, montagem de kits e armazenagem) e outbound (serviços de valor agregado, planejamento de distribuição e gerenciamento de fretes), entre outros.

Uma de suas maiores preocupações é oferecer um serviço flexível, que compreenda as reais necessidades de cada parceiro para conseguir atendê-las. Tanto é que atua como agente logístico desde 1987.

Pibernat se destaca como uma das 10 maiores empresas do Brasil no segmento de prestação de serviço de comércio exterior. É a única empresa do ramo com unidades instaladas nos principais portos, aeroportos e fronteiras das regiões Sudeste e Sul do país.

E aí, o que você achou de conhecer melhor a importância do integrador logístico para as transações do comércio exterior? Viu como ele pode ajudar você e sua empresa a otimizar todo o seu setor logístico e alcançar os melhores resultados nas operações?

Então, não deixe passar essa oportunidade e entre em contato conosco para saber mais informações. Será um prazer criar um projeto personalizado, de acordo com as suas necessidades, e ajudar você a conquistar seus interesses comerciais!

Vale a pena fazer outsourcing de gestão logística?
Você também pode gostar

Um comentário em “11 MOTIVOS PARA CONTRATAR UM INTEGRADOR LOGÍSTICO PARA SUAS OPERAÇÕES

  1. Bom dia,

    Estou buscando informações para preparar o plano de negócios da empresa para importar vinhos de produtores independentes da França com as seguintes características:
    Origem: Paris (França)
    Destino: SCES Trecho 4 Lote 5 ap E026T Asa Sul – Brasília CEP: 70.200-004
    NCM: 2204.21.00
    Volume: 500 garrafas
    Valor: 4.000 euros
    Ainda não estamos no Radar
    Gostaria de receber a estimativa de custos de importação e dos serviços que a sua empresa presta nesta área, desde o ponto de origem na França até a entrega aqui em Brasília, nosso centro operacional.

    Atenciosamente,
    José Adir Soibelman Nunes
    011 9 9569-3584

Deixe um comentário

-