title1.gif

Importação de trigo deve crescer 11% na safra 17/18

A importação de trigo pelo Brasil na safra 2017/2018, iniciada em julho, deve chegar a 5 milhões de toneladas, alta de 11% em relação ao ciclo passado, segundo projeção da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).

Conforme o presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, Marcelo Vosnika, há dois motivos para que as importações neste ciclo superem as 4,5 milhões de toneladas importadas no ano safra passado, sendo 3,4 milhões da Argentina. O primeiro é a perspectiva de que o Paraná, responsável por 50% da produção brasileira, tenha uma safra menor em 2016/2017 em relação ao ciclo anterior.

A área plantada recuou 12% em relação ao ciclo passado o segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura do Paraná, para 962,5 mil hectares. A produção está estimada em 2,5 milhões de toneladas do cereal, 26% a menos que no ciclo anterior. "Isso deve gerar a necessidade de importação maior que a do ano passado", estima Vosnika. O Estado já colheu 33% da área plantada, conforme noticiado pelo jornal DCI.

Fonte:Diário do Comércio e Indústria - DCI