Câmara Árabe inaugura primeira filial, em Santa Catarina

A primeira filial da Câmara de Comércio Árabe Brasileira foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (24), no município de Itajaí, cidade portuária de Santa Catarina que exporta grandes volumes para os países árabes. O escritório fica no primeiro andar do Embraed Centro Empresarial, na avenida Coronel Marcos Konder, n° 1.207, cj. 10, no Centro, próximo ao porto.

Na ocasião, foram apresentados alguns benefícios de se ter um escritório da Câmara Árabe em Itajaí, como redução de custos fixos, maior agilidade nos trâmites de documentos, a proximidade com os associados e potenciais associados da região, uma equipe comercial local e serviços de apoio para empresas.

O presidente do Conselho de Orientação e Deliberação da Câmara Árabe, Walid Yazigi, informou alguns dados sobre a região, como o fato de o Porto de Itajaí ser o segundo, no Brasil, em movimentação de contêineres, perdendo apenas para o Porto de Santos.

“É de extrema importância para Câmara Árabe a abertura da filial, porque precisamos expandir, temos potencial para isso, e Itajaí foi o lugar apropriado porque muitas certificações têm saído daqui, de empresas grandes de proteína animal que têm sede ou filial aqui na região”, disse Yazigi.

Rubens Hannun, presidente da Câmara Árabe, disse que além da agilidade e da redução de custos, é muito importante o contato humano entre a Câmara Árabe e seus associados. “A aproximação entre a Câmara e nossos associados faz com que nós possamos gerenciar melhor potenciais crises e problemas na região, bem como atender melhor os associados que já temos e prospectar novos contatos”, contou.

Já o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, mencionou que um dos grandes objetivos da Câmara é a diversificação das exportações brasileiras para os árabes, com produtos como calçados, cosméticos, cerâmicas, madeira, móveis, entre outros. “Existem empresas destes setores na região [de Santa Catarina], e é nossa intenção, além de atender melhor nossos associados, atrair estes novos negócios”. Em sua apresentação, ele também deu dicas de como negociar com os árabes e falou um pouco sobre seus costumes.

No evento, estiveram presentes autoridades da região, como o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fredolino Alfredo Bento, representando o governador do estado de Santa Catarina; o representante da superintendência do Porto de Itajaí e presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina, Marcello Petrelli; além de representantes de empresas que atuam na região, como BRF, Aurora e Whirlpool, entre outras.

“O novo escritório trará agilidade e maior respaldo técnico e apoio para qualquer dúvida ou problema para os associados, e isso irá caracterizar um aumento de exportação, porque as empresas estão atrás de redução de custo e burocracia, portanto isso vem de encontro à necessidade do mercado”, disse Petrelli.

Rosana Schramm, analista de Comércio Exterior da Whirlpool unidade Embraco (Empresa Brasileira de Compressores), contou que exportam compressores de refrigeração para geladeiras, frigoríficos e aparelhos de ar-condicionado para o Egito, Argélia e Marrocos. “Somos associados da Câmara Árabe há cerca de um ano e utilizamos vários portos sempre encaminhando a certificação para São Paulo; agora com o escritório em Itajaí vai ter mais agilidade e reduzir os custos”, disse Schramm.

O mesmo pensa Flávio Verner, coordenador de Logística Internacional da Aurora, e complementou dizendo que, com a filial, haverá um aumento no volume de exportação de frango da empresa, que já vende principalmente para os Emirados Árabes, Catar e Omã, e está prospectando outros países árabes.

A ideia inicial de ter um escritório em Itajaí surgiu de uma viagem à Jordânia em setembro de 2017, conforme contou o assessor de Projetos Especiais da Câmara Árabe, Tamer Mansour. “A partir desta missão, fomos pesquisar de onde saíam os maiores embarques para o Oriente Médio, e descobrimos que Itajaí e Navegantes (porto vizinho) embarcam 12% do total exportado para esses países”, explicou. “Estou muito satisfeito com a inauguração, é um aprendizado para todos nós, é a primeira filial da Câmara em 65 anos e tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe”, finalizou.

Para mais informações, o contato da filial da Câmara Árabe em Itajaí pode ser feito pelos telefones (47) 3075-0601 e (47) 3075-0248.

Fonte: Anba