Receita Federal divulga os resultados aduaneiros de 2018

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, o subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, auditor-fiscal Marcus Vinicius Vidal Pontes, apresentou, em entrevista coletiva, o balanço das atividades aduaneiras em 2018, incluindo os resultados alcançados com o Portal Único do Comércio Exterior, o comércio eletrônico, controle de passageiros, Programa Operador Econômico Autorizado e as ações de combate ao contrabando, descaminho e outros ilícitos aduaneiros. De acordo com o subsecretário, as apreensões de …

Leia na íntegra

Receita amplia atendimento eletrônico ao contribuinte e lança chat

Receita Federal anunciou, na tarde 14/3 (quinta-feira), o lançamento de duas novas ferramentas de atendimento eletrônico colocadas à disposição do contribuinte: Dossiê Digital de Atendimento a Distância e Chat RFB. A partir de agora, os serviços como Certidão Negativa de Débitos de Pessoa Jurídica – CND PJ – e Regularização de débitos de Pessoa Física poderão ser obtidos pela internet, sem a necessidade de agendamento prévio ou deslocamento a uma unidade de …

Leia na íntegra

Ministra Tereza Cristina comenta medidas antidumping da China contra frango brasileiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tomou conhecimento da decisão do Ministério do Comércio da China de aplicar medidas antidumping às exportações brasileiras de frango e informa que participou de todas as etapas do processo de investigação, auxiliando as empresas brasileiras afetadas pela medida. De acordo com o governo chinês, quinze empresas brasileiras, entre elas a BRF e a JBS, fizeram um acordo e não terão de pagar as novas …

Leia na íntegra

Movimento de cargas no setor portuário cresce 2,7% em 2018

Mais de 1,1 bilhão de toneladas de mercadorias foram movimentadas nos complexos portuários brasileiros no ano passado. O volume, operado em portos públicos e terminais privados, cresceu 2,7% em relação a 2017. O destaque são os embarques e desembarques de granéis sólidos, que somam 712,8 milhões de toneladas. Os dados são da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O órgão destaca que, entre 2010 …

Leia na íntegra

Porto de Paranaguá registra crescimento de 20% nas exportações em janeiro

  As exportações de cargas agrícolas no Porto de Paranaguá (PR) cresceram 20% no mês passado, em comparação com janeiro do último ano, segundo dados da autoridade portuária. Commodities como trigo, soja e milho somaram 1,87 milhão de toneladas embarcadas. A soja foi a principal carga, com 575.570 milhões de toneladas no período, registrando uma alta de 59%. O milho também se destacou, com 50% de aumento, chegando a 259.084 mil toneladas. …

Leia na íntegra

Mapa automatiza licenças de importação de produtos comestíveis de origem animal

Nesta sexta-feira (15) entrará em vigor o artigo 5º da Instrução Normativa nº 34, que publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 27 de setembro de 2018, automatizando os procedimentos de autorização prévia às importações de produtos comestíveis de origem animal. pelo (Dipoa), da secretaria de defesa agropecuária (SDA). Segundo o chefe da Divisão de Produtos Importados do DIPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) do Ministério da Agricultura, …

Leia na íntegra

Novos acordos comerciais poderiam ser mais vantajosos ao Brasil, diz CNI

O governo brasileiro negocia atualmente pelo menos quatro importantes acordos de livre comércio, como o do Mercosul e a União Europeia, considerado o mais aguardado. Levantamento inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que mais produtos brasileiros poderiam ser beneficiados se o país tivesse acordos com economias onde ainda não há nenhuma negociação em andamento. É o caso, por exemplo, dos Estados Unidos (EUA). Segundo a entidade, há oportunidades em grupos …

Leia na íntegra

Porto do Rio Grande bate recorde de movimentação

O setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande concluiu o levantamento dos dados do ano de 2018 e confirmou a maior movimentação da história do complexo portuário rio-grandino. Foram movimentadas 42,9 milhões de toneladas, um aumento de 4,3% quando comparado ao ano de 2017. O grande destaque é a soja, que movimentou mais de 16,3 milhões de toneladas. O segmento de carga geral teve crescimento de mais de 10% …

Leia na íntegra