Mapa automatiza licenças de importação de produtos comestíveis de origem animal

Nesta sexta-feira (15) entrará em vigor o artigo 5º da Instrução Normativa nº 34, que publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 27 de setembro de 2018, automatizando os procedimentos de autorização prévia às importações de produtos comestíveis de origem animal. pelo (Dipoa), da secretaria de defesa agropecuária (SDA). …

Leia na íntegra

Novos acordos comerciais poderiam ser mais vantajosos ao Brasil, diz CNI

O governo brasileiro negocia atualmente pelo menos quatro importantes acordos de livre comércio, como o do Mercosul e a União Europeia, considerado o mais aguardado. Levantamento inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que mais produtos brasileiros poderiam ser beneficiados se o país tivesse acordos com economias onde ainda não há nenhuma negociação em andamento. É o caso, por exemplo, dos Estados Unidos (EUA). Segundo a entidade, há oportunidades em grupos …

Leia na íntegra

Porto do Rio Grande bate recorde de movimentação

O setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande concluiu o levantamento dos dados do ano de 2018 e confirmou a maior movimentação da história do complexo portuário rio-grandino. Foram movimentadas 42,9 milhões de toneladas, um aumento de 4,3% quando comparado ao ano de 2017. O grande destaque é a soja, que movimentou mais de 16,3 milhões de toneladas. O segmento de carga geral teve crescimento de mais de 10% …

Leia na íntegra

Governo promete destravar projetos de terminais portuários privados

O governo pretende criar uma aproximação com empresários do setor portuário para fortalecer o diálogo e agilizar projetos. O Ministério da Infraestrutura quer implantar um grupo de trabalho para tratar de questões regulatórias e de novas autorizações para terminais de uso privado (TUP). De acordo com o ministério será criada uma divisão no departamento de novas outorgas e políticas regulatórias que cuidará das autorizações para os TUPs. A promessa é a reestruturação …

Leia na íntegra

Receita Federal lança vídeo sobre Declaração Única de Importação (Duimp)

A Receita Federal disponibiliza vídeo sobre a Declaração Única de Importação (Duimp). Essa declaração, lançada em 1º de outubro de 2018, é um novo documento eletrônico do processo de importação que possui informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística que caracterizam a operação de importação. O novo processo de importação contempla várias fases e projetos, sendo a DUIMP uma das entregas. Participam da primeira fase da DUIMP empresas certificadas …

Leia na íntegra

Portaria define gestão do SEM Barreiras

Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Interministerial nº 56, que regulamenta a gestão do Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações (SEM Barreiras), instituído pelo Decreto nº 9.195, de 9 de novembro de 2017. O SEM Barreiras é um canal de diálogo entre o setor privado e o Governo Federal criado para permitir a formalização de demandas sobre medidas externas que dificultem o acesso de bens e serviços …

Leia na íntegra

SDAERGS

No dia 20/12, aconteceu na sede do SDAERGS – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS, em Porto Alegre, a confraternização da classe dos Despachantes Aduaneiros do RS. Na foto, O Sr. Marcelo Pibernat com o Presidente José Luis Kralik e com o Diretor Luiz Carlos Celiberto. Esta nova gestão vem fortalecendo a entidade e facilitando a cada dia o comércio internacional na região.

Leia na íntegra

Exportadoras vão economizar R$ 44 bi por ano com Portal Único

As empresas exportadoras brasileiras economizarão R$ 44 bilhões por ano em seus custos logísticos com a implantação do Portal Único do Comércio Exterior, de acordo com levantamento preliminar divulgado hoje pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. O levantamento mostra que o portal permitiu uma redução de 13 dias para 6,4 dias o tempo médio necessário para a liberação de mercadorias. A estimativa de economia foi feita levando-se em consideração que, para …

Leia na íntegra

Confraternização da ASSOCIQUIM

Em 06/12, aconteceu em São Paulo o jantar de confraternização da ASSOCIQUIM – Associação Brasileira de Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos. A área química e petroquímica é um dos principais segmentos de atuação da Pibernat. Na foto, o Sr. Marcelo Pibernat com o Dr. Rubens Medrano, Presidente da ASSOCIQUIM e com o Dr. Fernando Figueiredo, Presidente da ABIQUIM.

Leia na íntegra